A Associação Meditar é uma sociedade civil com personalidade jurídica, sem fins lucrativos, não religiosa ou doutrinária. O primeiro núcleo surgiu em Porto Alegre-RS, e, atualmente, possui núcleos nas cidades de Santa Cruz do Sul, Lajeado, Novo Hambugo, Santa Maria, São Francisco de Paula, Capão da Canoa, Florianópolis, Chapecó e Cuiabá.

A Associação Meditar se propõe a: Difundir a prática da meditação; Congregar os praticantes da meditação; Coletar e divulgar os benefícios à saúde física e mental promovidos pela prática adequada da meditação; Criar, apoiar e promover a difusão de locais adequados para a prática de meditação (Núcleo ou Centros Meditar) no Brasil e no exterior; inclusive, com sedes rurais para abrigar seus membros em vida comunitária voltada à meditação, ao estudo, ao trabalho natural na terra, à contemplação da natureza.

Dedica-se a orientar a iniciação e o desenvolvimento das pessoas (empresa, escolas, associações) na meditação de forma clara, simples, objetiva e segura; Promover cursos, palestras, workshops, retiros e atividades voltadas à prática da meditação; Incentivar e promover a atitude mediativa, altruísta e pacífica, que implique na paz interna e externa, na não-violência, no respeito pela natureza, alimentação natural, bons valores humanos, no conhecimento e na sabedoria.

A Associação Meditar de Cuiabá se reúne sempre aos Sábados, às 08h00, no Espaço Ligia Prieto. Endereço: Rua Min.João Alberto, 137 – Araés - Cuiabá. Informações pelo tel. (65)3052-6634.

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

IV Visita de SS o Dalai Lama ao Brasil - 2011


Sua Santidade o Dalai Lama conclui sua visita à América Latina
.
Setembro 18, 2011
.
São Paulo, Brasil, 17 de Setembro - No último dia de sua visita de dez dias pela América Latina, Sua Santidade o Dalai Lama deu uma palestra pública sobre "Convivência Responsável e Solidária" para mais de 6.500 pessoas no Pavilhão do Parque das Convenções do Anhembi. Este evento foi co-organizado pelo gabinete do prefeito de São Paulo.
.
Assim que sua comitiva chegou ao Centro de Convenções, Sua Santidade foi recebido pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, pelo arcebispo Odilo Dom Scherer e o Sr. João Grandino Rodas, reitor da Universidade de São Paulo e Secretário de Segurança. Depois de um breve encontro privado com eles, Sua Santidade seguiu para o palco, onde o prefeito Gilberto Kassab, recebeu e apresentou a Sua Santidade para o público.
.
Sua Santidade disse à multidão que o conceito de guerra e uso da força está ficando para trás. Ele disse que na sociedade de outrora, que viviam de certa forma isoladas uma das outras, isso representava conquista, o domínio, a sobrevivência. Mas hoje, disse ele, nós vivemos em um mundo muito interligado, onde a destruição de seu vizinho é a destruição de si mesmo. A fim de tornar a vida no século 21 mais pacífico, harmonioso e estável, continua, temos de aprender a resolver todas as diferenças e os problemas através do diálogo e, mais, para que os jovens, que são uma parte muito importante do século 21, dêem mais atenção aos valores internos, a ética secular, aprendendo a respeitar os outros, mesmo que existam diferenças consideráveis em relação aos sistemas de crença e ideologia. Depois que ele terminou seu discurso, Sua Santidade também respondeu a muitas perguntas do público.
.
Na parte da tarde, Sua Santidade deu orientações e ensinamentos sobre o cultivo de emoções construtivas e positivas. Ele sugeriu ao público que prestasse mais atenção ao estudo, ao invés de meramente se prender a rituais. Ele disse que o conhecimento e a prática devem caminhar lado a lado.
.
No final do evento a Profa. Lia Diskin, co-fundador da Associação Palas Athena e organizadora da visita de Sua Santidade o Dalai Lama ao Brasil, agradeceu em nome do povo brasileiro pela visita amiga e por compartilhar sua sabedoria com todos. A Profa. Lia Diskin, pediu para que Sua Santidade retorne ao Brasil no próximo ano e, quanto ela pronunciou estas palavras, a multidão deu uma ovação de pé, tomada de emoção e alegria pela possbilidade.
.
Sua Santidade o Dalai Lama partiu para Frankfurt, logo em seguida ao término do último evento em São Paulo, Brasil.
.
Extraído do site: http://www.dalailama.org.br/home/

Nenhum comentário:

Postar um comentário