A Associação Meditar é uma sociedade civil sem fins lucrativos, não religiosa ou doutrinária. O primeiro núcleo surgiu em Porto Alegre-RS, e, atualmente, possui núcleos nas cidades de Santa Cruz do Sul, Lajeado, Novo Hambugo, Santa Maria, São Francisco de Paula, Capão da Canoa, Florianópolis, Chapecó e Cuiabá.

A Associação Meditar se propõe a: Difundir a prática da meditação; Congregar os praticantes da meditação; Coletar e divulgar os benefícios à saúde física e mental promovidos pela prática adequada da meditação; Criar, apoiar e promover a difusão de locais adequados para a prática de meditação (Núcleo ou Centros Meditar) no Brasil e no exterior; inclusive, com sedes rurais para abrigar seus membros em vida comunitária voltada à meditação, ao estudo, ao trabalho natural na terra, à contemplação da natureza.

Dedica-se a orientar a iniciação e o desenvolvimento das pessoas (empresa, escolas, associações) na meditação de forma clara, simples, objetiva e segura; Promover cursos, palestras, workshops, retiros e atividades voltadas à prática da meditação; Incentivar e promover a atitude mediativa, altruísta e pacífica, que implique na paz interna e externa, na não-violência, no respeito pela natureza, alimentação natural, bons valores humanos, no conhecimento e na sabedoria.

A Associação Meditar de Cuiabá se reúne as 4ª feiras - 20 h - e aos sábados - 8 h - para meditar e estudar na Academia Ligia Prieto. Endereço: Rua Min.João Alberto, 137 – Araés - Cuiabá. Informações pelo tel. (65)3052-6634.

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Sobre o caminho


Os desafios às vezes parecerão insuperáveis e o fracasso inevitável. Nesses momentos, você precisará de uma comunidade para ajudá-lo a se expor repetidamente à aniquilação, de forma que aquilo que é indestrutível dentro de você aflore. Dando um passo de cada vez, você poderá atingir objetivos que pensou serem inalcançáveis. Ou talvez não. Mas, mesmo que você falhe, seu compromisso com o "sucesso além do sucesso" produzirá assombrosas mudanças que você, nesse momento, nem imagina. Como disse um colega, ninguém que embarca nessa jornada permanece o mesmo. O que quer que aconteça, você mudará para sempre.
Esse caminho não tem retorno e nunca termina. Não há onde chegar, nenhum objetivo final a conquistar; apenas limites mais e mais elevados do espírito humano. Sempre que acho que já tenho as respostas e que estou finalmente no controle, um desafio que excede minha capacidade de resposta me deixa mais humilde. Entretanto encontrei paz e satisfação no "sucesso além do sucesso". Estou certo de que sempre é possível assumir responsabilidades, agir com integridade e expressar meus valores transcendentes por meios habilidosos. Não restam dúvidas ou lugares onde se esconder. O "sucesso além do sucesso" é minha responsabilização incondicional. Às vezes desejo poder voltar: culpar os outros, sentir me vítima, dar-me ao luxo de usar padrões inconscientes. Mas não há caminho de volta. A conscientização é irreversível. Uma vez que você começe a enxergar, poderá se fingir de cego. Poderá enganar os outros, mas não será capaz de enganar-se.
-Fred Kofman

Nenhum comentário:

Postar um comentário