A Associação Meditar é uma sociedade civil com personalidade jurídica, sem fins lucrativos, não religiosa ou doutrinária. O primeiro núcleo surgiu em Porto Alegre-RS, e, atualmente, possui núcleos nas cidades de Santa Cruz do Sul, Lajeado, Novo Hambugo, Santa Maria, São Francisco de Paula, Capão da Canoa, Florianópolis, Chapecó e Cuiabá.

A Associação Meditar se propõe a: Difundir a prática da meditação; Congregar os praticantes da meditação; Coletar e divulgar os benefícios à saúde física e mental promovidos pela prática adequada da meditação; Criar, apoiar e promover a difusão de locais adequados para a prática de meditação (Núcleo ou Centros Meditar) no Brasil e no exterior; inclusive, com sedes rurais para abrigar seus membros em vida comunitária voltada à meditação, ao estudo, ao trabalho natural na terra, à contemplação da natureza.

Dedica-se a orientar a iniciação e o desenvolvimento das pessoas (empresa, escolas, associações) na meditação de forma clara, simples, objetiva e segura; Promover cursos, palestras, workshops, retiros e atividades voltadas à prática da meditação; Incentivar e promover a atitude mediativa, altruísta e pacífica, que implique na paz interna e externa, na não-violência, no respeito pela natureza, alimentação natural, bons valores humanos, no conhecimento e na sabedoria.

A Associação Meditar de Cuiabá se reúne sempre no Espaço Ligia Prieto. Endereço: Rua Min.João Alberto, 137 – Araés - Cuiabá. Informações pelo tel. (65)3052-6634.

(Atenção!!! - Em Julho, no período de recesso, estaremos com outro local de prática! O endereço é na Rua Professora Neuza Lula Rodrigues, n. 150, Casa 11 - Resid. Canachuê - B. Jardim Santa Amália.) Sempre aos sábados, das 07h às 08h! Informações: (65) 9.8143-4379 - Ivan.

domingo, 12 de janeiro de 2014

Para 2014: feliz continuidade - Sobre a Associação Meditar

Introdução:

A Higiene da Mente
Assim como lavamos nosso corpo todos os dias para remover as impurezas, os acúmulos e nos tornarmos asseados e sãos, semelhantemente, a meditação e a mente atenta realizam essa tarefa, porém, com relação à purificação de nossa mente.
Uma pessoa que não se banhar por alguns dias certamente se tornará de difícil convivência e o mesmo acontece se não realizarmos uma boa higiene da nossa mente. Então, se o banho diário é importante para a saúde e o bem-estar físico, a prática cotidiana da meditação é essencial para a saúde tanto física quanto mental.
Imagine o que aconteceria se uma pessoa jamais tomasse banho? E agora imagine alguém que jamais fizesse a sua higiene mental?
É neste contexto que entra o papel urgente da Associação Meditar, pois percebemos que poucos sabem como realizar a higiene mental, através da meditação e da mente atenta. E raras pessoas realizam tais práticas regularmente.
Em resumo, boa parte dos problemas, desequilíbrios e confusão que as pessoas experimentam hoje advém deste fato: elas não realizam a necessária higiene.
Se as pessoas soubessem dos benefícios destas duas práticas milenares de equilibrio mente-corpo-coração, ou seja, o poder da meditação e da mente atenta, elas seriam muito beneficiadas.
Este é o trabalho básico da Associação Meditar. Ensinar e difundir estas duas práticas maravilhosas para que o ser humano venha a alcançar maior equilíbrio, paz, saúde e felicidade.

Breve Histórico
A Associação Meditar surgiu em torno de 1998 como resultado de um movimento laico, uma alternativa clara e segura para se aprender e praticar a meditação e a mente atenta sem a necessidade de as pessoas trocarem suas crenças pessoais ou adotar culturas exótica e novas religiões.
A Associação Meditar consiste, por conseguinte, de um movimento universalista, plural e aberto a qualquer ser humano, pertencente a qualquer religião ou mesmo ateu e agnóstico, desde que esteja interessado no seu autoaprimoramento através desta saudável prática milenar.
Os chamados Núcleos Meditar são locais onde as pessoas interessadas em praticar meditação podem encontrar pessoas que as orientem de forma simples, clara e segura. São pessoas generosas, que participaram de retiros de prática, estudos e orientação a fim de passarem a servir como difusores dos benefícios destas práticas. Para isso, motivadas por um sentimento nobre de profunda compaixão e generosidade, elas se dedicam a receber os interessados em aprender a meditação e a mente atenta.  
Sinta-se muito bem-vindo e à vontade na Associação Meditar! Estaremos sempre trabalhando para servir da melhor forma que pudermos para que esta entidade cresça e se desenvolva em benefício de todos.

Site da AM: http://www.associacaomeditar.org/index.php

Núcleo de Cuiabá/MT: http://associacaomeditardecuiaba.blogspot.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário