A Associação Meditar é uma sociedade civil com personalidade jurídica, sem fins lucrativos, não religiosa ou doutrinária. O primeiro núcleo surgiu em Porto Alegre-RS, e, atualmente, possui núcleos nas cidades de Santa Cruz do Sul, Lajeado, Novo Hambugo, Santa Maria, São Francisco de Paula, Capão da Canoa, Florianópolis, Chapecó e Cuiabá.

A Associação Meditar se propõe a: Difundir a prática da meditação; Congregar os praticantes da meditação; Coletar e divulgar os benefícios à saúde física e mental promovidos pela prática adequada da meditação; Criar, apoiar e promover a difusão de locais adequados para a prática de meditação (Núcleo ou Centros Meditar) no Brasil e no exterior; inclusive, com sedes rurais para abrigar seus membros em vida comunitária voltada à meditação, ao estudo, ao trabalho natural na terra, à contemplação da natureza.

Dedica-se a orientar a iniciação e o desenvolvimento das pessoas (empresa, escolas, associações) na meditação de forma clara, simples, objetiva e segura; Promover cursos, palestras, workshops, retiros e atividades voltadas à prática da meditação; Incentivar e promover a atitude mediativa, altruísta e pacífica, que implique na paz interna e externa, na não-violência, no respeito pela natureza, alimentação natural, bons valores humanos, no conhecimento e na sabedoria.

A Associação Meditar de Cuiabá se reúne sempre aos Sábados, às 08h00, no Espaço Ligia Prieto. Endereço: Rua Min.João Alberto, 137 – Araés - Cuiabá. Informações pelo tel. (65)3052-6634.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Guishan testa seus alunos

Caso 110 do “Shinji Shobogenzo”, de Mestre Dogen Zenji

Certo dia, Guishan pediu a seus alunos que apresentassem seus pontos de vista, dizendo:
“Eu os verei fora do som e da forma”.
O monge senior Jianhong disse: “Eu estou disposto a me apresentar: eu não tenho olhos”.
Guishan não o aprovou.
Yangshan se dirigiu a Guishan quatro vezes. Primeiro, ele disse: “Eu vejo aquilo que não é visto”.
Guishan respondeu: “É tão fino quanto a ponta de um fio de cabelo e tão frio quanto neve e gelo”.

 A segunda vez, Yangshan disse: “Quem quer vê-lo fora de som e forma”?
Guishan respondeu: “Você está apegado ao leque da renúncia”.
A terceira vez, Yangshan disse: “Dois espelhos refletem um ao outro sem nenhuma imagem entre eles”.
Guishan disse: “O que você está dizendo está correto. Entretanto, eu estou certo e você está errado. Você já criou uma imagem”.

Finalmente, Yangshan disse: “Como minha mente é nebulosa, minhas respostas são inábeis. Quando você estudava com o Mestre Baizhang Huaihai, que modo de ver você apresentou a ele?”
Guishan disse: “Eu disse ao Mestre Baizhang: ‘É como centenas e milhares de espelhos brilhantes refletindo uma imagem. Embora luzes e sombras iluminem umas às outras, elas não dependem umas das outras”.
Yangshan fez uma reverência, com gratidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário