A Associação Meditar é uma sociedade civil com personalidade jurídica, sem fins lucrativos, não religiosa ou doutrinária. O primeiro núcleo surgiu em Porto Alegre-RS, e, atualmente, possui núcleos nas cidades de Santa Cruz do Sul, Lajeado, Novo Hambugo, Santa Maria, São Francisco de Paula, Capão da Canoa, Florianópolis, Chapecó e Cuiabá.

A Associação Meditar se propõe a: Difundir a prática da meditação; Congregar os praticantes da meditação; Coletar e divulgar os benefícios à saúde física e mental promovidos pela prática adequada da meditação; Criar, apoiar e promover a difusão de locais adequados para a prática de meditação (Núcleo ou Centros Meditar) no Brasil e no exterior; inclusive, com sedes rurais para abrigar seus membros em vida comunitária voltada à meditação, ao estudo, ao trabalho natural na terra, à contemplação da natureza.

Dedica-se a orientar a iniciação e o desenvolvimento das pessoas (empresa, escolas, associações) na meditação de forma clara, simples, objetiva e segura; Promover cursos, palestras, workshops, retiros e atividades voltadas à prática da meditação; Incentivar e promover a atitude mediativa, altruísta e pacífica, que implique na paz interna e externa, na não-violência, no respeito pela natureza, alimentação natural, bons valores humanos, no conhecimento e na sabedoria.

A Associação Meditar de Cuiabá se reúne sempre aos Sábados, às 08h00, no Espaço Ligia Prieto. Endereço: Rua Min.João Alberto, 137 – Araés - Cuiabá. Informações pelo tel. (65)3052-6634.

sexta-feira, 18 de fevereiro de 2011

Retiro de Meditação - Associação Meditar/RS


"Compreendendo e Transformando o Carma"
Segundo a Visão do Budismo Theravada, a escola dos mais antigos mestres budistas

Orientação:
Rev. Bhante Sunantho, monge da Escola Theravada (Tailândia e Malásia - a mais próxima dos ensinamentos originais do Buda), autor de vários artigos da Revista Bodigaya e tradutor do livro "Dhammapada - O Nobre Caminho do Darma do Buda".

Participação especial: Dr. Enio Burgos, médico, físico, escritor, criador e fundador da Editora Bodigaya e da Associação Meditar.

Breve Sumário dos Temas:
1) O que é, e como funciona, o Carma.
2) Carma pessoal e coletivo.
3) Dominando o Carma, a mente e a vida.
4) Os Seis Reinos da Existência (A Roda da Vida).
5) Inciação ao Budismo Theravada e a Tomada de Refúgio nas Três Jóias.

Data: 19 e 20 de março de 2011. Sábado e Domingo.
As atividades inciam às 09h de sábado e encerram às 18h do domingo.
Local: Casa de Retiros Nossa Senhora Divina Providência
Endereço: Rodovia Coronel Martins Acrisio Prates, 215 - Bairro Fiúza - Viamão/RS
Investimento: R$200,00 por pessoa (até 10 de março, após R$ 250,00). Valor já inclui alimentação e hospedagem.

Incrições podem ser feitas através do email: bodigaya@bodigaya.com.br

Obs.: Vagas Limitadas.
1. Não é necessário requisito prévio. Levar almofada e tapete para meditação. As pessoas que não puderem sentar em almofadas, poderão sentar em cadeiras.
2. O tema 5 é facultativo. Aqueles que assim desejarem se tornarão formalmente praticantes budistas, discípulos/alunos membros da Sangha Theravada do Brasil sob orientação contínua do Rev. Bhante Sunantho.

Um comentário:

  1. Por favor, qual o endereço e telefone da Associação em Lajeado, RS.
    Namastê.

    ResponderExcluir