A Associação Meditar é uma sociedade civil sem fins lucrativos, não religiosa ou doutrinária. O primeiro núcleo surgiu em Porto Alegre-RS, e, atualmente, possui núcleos nas cidades de Santa Cruz do Sul, Lajeado, Novo Hambugo, Santa Maria, São Francisco de Paula, Capão da Canoa, Florianópolis, Chapecó e Cuiabá.

A Associação Meditar se propõe a: Difundir a prática da meditação; Congregar os praticantes da meditação; Coletar e divulgar os benefícios à saúde física e mental promovidos pela prática adequada da meditação; Criar, apoiar e promover a difusão de locais adequados para a prática de meditação (Núcleo ou Centros Meditar) no Brasil e no exterior; inclusive, com sedes rurais para abrigar seus membros em vida comunitária voltada à meditação, ao estudo, ao trabalho natural na terra, à contemplação da natureza.

Dedica-se a orientar a iniciação e o desenvolvimento das pessoas (empresa, escolas, associações) na meditação de forma clara, simples, objetiva e segura; Promover cursos, palestras, workshops, retiros e atividades voltadas à prática da meditação; Incentivar e promover a atitude mediativa, altruísta e pacífica, que implique na paz interna e externa, na não-violência, no respeito pela natureza, alimentação natural, bons valores humanos, no conhecimento e na sabedoria.

A Associação Meditar de Cuiabá se reúne as 4ª feiras - 20 h - e aos sábados - 8 h - para meditar e estudar na Academia Ligia Prieto. Endereço: Rua Min.João Alberto, 137 – Araés - Cuiabá. Informações pelo tel. (65)3052-6634.

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Paz a cada passo


Esta é a primeira postagem na mais nova ferramenta que a sangha da Associação Meditar de Cuiabá irá dispor de agora em diante. É verdade que podemos utilizar os recursos tecnológicos de maneiras diversas, esta tem a meta precípua de congregar e divulgar a meditação, de formar pontes que permitam fortalecer os laços já existentes entre todos os seres. Queremos que este seja um espaço coletivo, onde os amigos da Associação Meditar e todos aqueles que buscam no seu dia-a-dia o autoencontro possam dividir suas experiências. Que cada palavra, poema, imagem, texto ou artigo aqui escrito desperte o melhor dentro de cada um de nós, e que possamos interser hoje e sempre. Um grande abraço.

Mãos unidas em prece.

Gashô.

Um comentário:

  1. Ivan, adorei o blog.Desejo que essa Sangha possa se manter unida e acho que você, de alguma forma, contribui para que isso aconteça. Tem me feito bem rever essas pessoas tão especias e ir meditar aos sábados. Sei muito pouco sobre a meditação e o budismo, tenho muito que aprender, mas de uma coisa eu sei: acho que estou prestando mais atenção no "aqui" e no "agora".Um beijo muito especial para você.

    ResponderExcluir