A Associação Meditar é uma sociedade civil com personalidade jurídica, sem fins lucrativos, não religiosa ou doutrinária. O primeiro núcleo surgiu em Porto Alegre-RS, e, atualmente, possui núcleos nas cidades de Santa Cruz do Sul, Lajeado, Novo Hambugo, Santa Maria, São Francisco de Paula, Capão da Canoa, Florianópolis, Chapecó e Cuiabá.

A Associação Meditar se propõe a: Difundir a prática da meditação; Congregar os praticantes da meditação; Coletar e divulgar os benefícios à saúde física e mental promovidos pela prática adequada da meditação; Criar, apoiar e promover a difusão de locais adequados para a prática de meditação (Núcleo ou Centros Meditar) no Brasil e no exterior; inclusive, com sedes rurais para abrigar seus membros em vida comunitária voltada à meditação, ao estudo, ao trabalho natural na terra, à contemplação da natureza.

Dedica-se a orientar a iniciação e o desenvolvimento das pessoas (empresa, escolas, associações) na meditação de forma clara, simples, objetiva e segura; Promover cursos, palestras, workshops, retiros e atividades voltadas à prática da meditação; Incentivar e promover a atitude mediativa, altruísta e pacífica, que implique na paz interna e externa, na não-violência, no respeito pela natureza, alimentação natural, bons valores humanos, no conhecimento e na sabedoria.

A Associação Meditar de Cuiabá se reúne sempre aos Sábados, às 08h00, no Espaço Ligia Prieto. Endereço: Rua Min.João Alberto, 137 – Araés - Cuiabá. Informações pelo tel. (65)3052-6634.

terça-feira, 12 de maio de 2015

A Medicina do Coração - Enio Burgos - Palestra Audio

Por que orar?

 
Por Thich Nhat Hanh
 
Às vezes, a oração é bem-sucedida e, por vezes, não é. Talvez tenhamos de fazer mais perguntas. A questão que se pode fazer é: Por que a oração é bem sucedida em alguns momentos e não em outros?

Nós sabemos que quando queremos usar nosso telefone, ele precisa ter um fio e tem de haver electricidade neste o fio. A oração funciona da mesma maneira. Se a nossa oração não tem a energia da fé, compaixão e amor, é como tentar usar um telefone quando não há energia elétrica no fio. O simples fato de que nós oramos não conduz a um resultado.

Existe uma maneira de rezar que garanta resultados satisfatórios? Se alguém tivesse tal método, as pessoas ficariam felizes em comprá-lo a um preço elevado, mas até agora ninguém encontrou um.

Nós não sabemos por que a oração é eficaz em alguns momentos e não outros, mas tirando esta questão, outra surge: Se Deus ou qualquer outro poder fora de nós mesmos em que acreditamos já determinou que as coisas deveriam ser de certa forma, então qual é a razão de rezar? Algumas pessoas de fé diriam que, se Deus quer alguma coisa, então a vontade de Deus já está sendo feita.  Qual é o ponto de rezar se tudo já está pré-determinado? Se uma pessoa em uma determinada idade sofre de câncer, por que que devemos orar para a saúde dessa pessoa? Rezar não seria um desperdício de tempo?

Para os budistas, esta mesma questão se coloca em relação ao karma. Se alguém realizou ações prejudiciais no passado, e, em seguida, algum tempo depois, fica doente, alguns diriam que este é apenas um exemplo do karma funcionando; como pode a nossa oração mudar alguma coisa? Se o nosso karma é tal, então como pode o resultado do nosso karma ser mudado? O que chamamos de "vontade de Deus" no cristianismo é equivalente ao que chamamos de "retribuição do karma" no budismo.

Portanto, se um ser espiritual fez as coisas do jeito que são, por que orar? Nós poderíamos responder com outra pergunta: Por que não orar? No budismo, aprendemos que tudo é impermanente, o que significa que tudo pode mudar. Hoje estamos em boa saúde e amanhã estamos com problemas de saúde. Hoje estamos doentes e amanhã a nossa saúde pode voltar. Tudo vai de acordo com a lei de causa e efeito. Portanto, se temos uma nova energia, uma nova visão, uma nova fé, somos capazes de abrir uma nova etapa na vida do nosso corpo e da nossa mente.

Quando nos sentamos para a prática de unificação do nosso corpo e nossa mente, e trazemos a nossa energia de amor para a nossa avó, para uma irmã mais velha, ou um irmão mais novo, então nós estamos produzindo uma nova energia. Essa energia imediatamente abre o nosso coração. Quando temos o néctar da compaixão e estabelecemos a comunicação entre a pessoa que está orando e aquele para quem a oração está sendo dirigida, então, a distância entre Plum Village e Hanói não tem qualquer significado. Esta ligação não pode ser estimada ou descrita em palavras; tempo e espaço não podem apresentar quaisquer obstáculos.

Nós e Deus não somos duas existências separadas; portanto, a vontade de Deus é também a nossa própria vontade. Se queremos mudar, então Deus não irá nos impedir de mudar. O poeta Nguyen Du colocou desta maneira:

Quando necessário, os céus não vão ficar no caminho dos seres humanos.
Os resultados das ações passadas podem ser levantados,
Causas e condições futuras podem ser criadas.

A verdadeira questão é: queremos mudar ou não? Queremos continuar a manter a atração do sofrimento e deixar nossas mentes passearem em sonhos? Se em seu coração você quer mudar, então qualquer que seja o ser espiritual em que você acredita, ele também ficará feliz em você mudar.

Famílias funcionam da mesma maneira; nenhuma pessoa é completamente separada. Se o filho ou a filha mudam, então o pai e a mãe também vão mudar. Se a energia surge do filho ou da filha e os efeitos da mudança surgem neles em primeiro lugar, em seguida, isto também irá produzir uma mudança no coração do pai e da mãe algum tempo depois. As famílias não são feitas de entidades completamente separadas.

Mesmo que Deus tenha predisposto que as coisas para que sejam de certa forma, ainda podemos mudar porque, como diz a Bíblia, "somos filhos de Deus" (I João 3: 2). Qual é a relação entre o criador e a criatura? Um deles tem a capacidade de criar e o outro é o que é criado. Se eles estão ligados um ao outro, então podemos falar deles como sujeito e objeto. Se eles não estivessem conectados um ao outro, como podemos chamá-los de sujeito e objeto?

O sujeito que cria é Deus; o objeto criado é o universo em que vivemos. Entre o sujeito e o objeto, há uma estreita relação, assim como há uma estreita relação entre esquerda e direita, noite e dia, a satisfação e a fome; assim como, de acordo com a lei da reflexão, aquele que percebe e o que é percebido têm uma ligação muito próxima. Quando o ângulo de incidência muda, do ângulo de reflexão mudará imediatamente. O que chamamos a vontade de Deus está ligada à nossa própria vontade. É por isso que a retribuição de nossas ações passadas pode ser alterada.

(Do livro de Thich Nhat Hanh - "The energy of prayer” - Tradução Leonardo Dobbin)
Comente esse texto em http://sangavirtual.blogspot.com

Você se conhece?


Por Monja Coen Sensei
 
É preciso cuidado. Buda dizia que a mente humana deve ser mais temida do que cobras venenosas e assaltantes vingadores

O carnaval passou, mas ainda continua.

Há carros alegóricos desfilando pelas ruas, com policiais e bandidos, traficantes e perdidos.

Há fantasias remendadas de plumas e brilhos nas pessoas que se emplumam para defender o indefensável.

O roto fala do rasgado.

Imaginam façanhas que se tornam vergonhosas artimanhas.

Acham-se salvadores da pátria. Mas é a pátria que nos salva a todos.

Hitler se achava um homem bom — queria a pureza da raça. Exterminador brutal, representante de uma grande parte da sociedade de sua época. Vergonha.

E muitos se calaram. Porque "não era comigo". Até que venham bater à sua porta e, então, será tarde demais.

Os homens de barbas e capuzes negros que degolam e queimam pessoas em nome da fé e do estado — será que eles se consideram errados? Será que se acham salvadores do mundo? Quebrando obras de arte, patrimônio da humanidade?

É preciso cuidado.

Cuidado de cuidar com respeito e dignidade.

Buda dizia que a mente humana deve ser mais temida do que cobras venenosas e assaltantes vingadores. 

Você observa sua própria mente? Você se conhece e reconhece as manobras da politicagem mental, física e social?

É preciso acordar, despertar. Compreender as razões pelas quais as notícias nos são passadas. Regionais, nacionais, internacionais.

Há tanta gente boa no mundo.

Há tantos projetos que deram certo, que dão certo e nunca sabemos.

Escondido o bem, o mal se revela vitorioso.

Cada pessoa procurando pelos erros e faltas alheios. Nos telhados de vidro. No grande telhado de vidro que nos cobre a todos, em todo o planeta. Jogamos fezes e lixo para o alto, caem sobre nós mesmos.

Mas há flores e fragrâncias.

Há idosos e crianças felizes.

Há pessoas comprando nas lojas alimentos, roupas, automóveis, flores, presentes, encantamentos. Há quem não apertou o gatilho.

Há o policial que ajudou o bebê a nascer e impediu um crime. Você sabia que a polícia existe para nos proteger?

Alguém noticiou as boas ações dos bombeiros, dos militares, dos policiais, dos políticos, dos líderes, dos professores, dos médicos, dos religiosos, das mulheres, dos homens, das crianças, dos adolescentes, dos idosos?

Gente. Somos gente e somos bons. Podemos ficar envenenados pela ganância, raiva e ignorância. Por outro lado, podemos nos curar com a compreensão clara e o discernimento correto.

Queremos o bem, o bem de todos os seres. Logo, temos de incluir e de nos unir — não para impedir, atrapalhar, ferir, queimar, mas para construir uma realidade que mostre todas as suas faces.

Sem fantasias, sem máscaras.

O carnaval passou.

Vamos deixar passar o carro fantasmagórico dos ódios e rancores.

Vamos cantar a possibilidade de cuidar e reparar sem parar o fluxo contínuo e puro das ações que beneficiem todos os seres.

Mãos em prece.

Texto da Monja Coen publicado no jornal O Globo de 05/03/2015.
Extraído do site: http://www.monjacoen.com.br/ 

Livro do Mês - Maio

O Caminho pelo qual pensamentos e emoções causam as doenças e as dificuldades da vida.
"Medicina Interior, A Medicina do Coração e da Mente" detalha todos os aspectos do caminho através do qual pensamentos e emoções causam as doenças e as dificuldades da vida.

As pessoas sabem que, amiúde, fortes emoções resultam no desequilíbrio da saúde física e mental. A base deste desequilíbrio, assim como a causa deste fenômeno são esclarecidas nesta obra fascinante. Ela descreve não apenas como os diferentes tipos de pensamentos e emoções atuam sobre o nosso organismo, elucidando o modo como a mente determina as escolhas e as experiências de vida, mas também como o nosso perfil mental (apegado, aversivo, indiferente, ciumento, orgulhoso, etc.) determina até mesmo a forma que nosso corpo irá assumir ao longo da sua existência.
Este livro funciona como um espelho onde vemos refletidas as sutilezas da nossa mente e as consequências do nosso estado mental sobre a nossa saúde física e psíquica. Nele, vemos como transformar pensamentos e emoções em saúde, paz, sabedoria e plenitude de vida.

Prescrevendo "remédios" ou antídotos absolutamente sutis e práticas curativas de meditação e mente atenta, podemos aprender a transformar e curar hábitos mentais negativos, alcançando um estado de maior compreensão, harmonia e felicidade.

Dotado de uma visão livre, independente de escolas, linhagens ou tradições religiosas, o Dr. Enio Burgos, além de médico e físico, tem-se destacado como pacifista, poeta, compositor e difusor de ensinamentos absolutamente universais. Facilitador da Unipaz, vem orientando inúmeras pessoas na prática de meditação e da mente atenta ao longo dos últimos vinte e cinco anos. Com o objetivo de difundir a meditação e a mente atenta, fundou a Associação Meditar, entidade voltada ao ensino da meditação e da mente atenta, tendo disseminado locais de estudo e prática por várias cidades do país. Dentre seus livros, o "Medicina Interior, A Medicina do Coração e da Mente" destaca-se pela profundidade e abrangência dos temas, sendo cada vez mais recomendado e lido tanto por profissionais da saúde, tais como médicos, terapeutas e psicólogos, como também pelo público em geral. 
"Dr. Enio Burgos é uma das principais referências da espiritualidade universalista." - Irmão Vítor Caruso Júnior, discípulo ordenado por Thich Nhat Hanh, fundador do Espaço Hermógenes e do Ciência Meditativa. Curitiba - PR

Terceira Edição revisada e ampliada pelo autor.
Capa Dura, 344 páginas, formato 16 x 23 cm. 

Mais informações: http://bodigaya.com.br/index.php/